Pesquisar on TAP

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Falando de Handebol

Bom galera, venho vos trazer aqui mais um texto. Um texto sobre um esporte em especial para mim, o Handebol.
Esse texto fala de um problema que tem que ser corrigido o quanto antes.
Fala um pouco do mundial da Suécia, que está acontecendo, e muitas pessoas nem tem idéia disso.
(Hoje, dia 19/01/11, O Brasil já disputou 4 jogos, e perdeu os 4, todos contra equipes fortíssimas da europa, local onde o esporte é mais valorizado. Amanhã terá outro jogo do Brasil, o ultimo da primeira fase, contra o Japão. Vamos torcer juntos pela vitória brasileira. O jogo será transmitido pelo @Esp_Interativo e pelo @BandsportsTV. Espero que vejam)
Alias, esse é outro motivo de estar trazendo esse texto pra cá: a divulgação do meu esporte. Muitas vezes que encontro com algum conhecido meu que não via fazia um tempo, ele exclama: "Elton, você cresceu, vai ser jogador de Basquete/Volei."
Ainda não encontrei um que diga que serei jogador de Handebol. Por que? Simples.
O Handebol hoje é o esporte escolar mais praticado no país, porém, quase não tem investimentos, apoio... E podemos dizer que isso é devido ao desconhecimento da existência do esporte.
Vou tentar explicar um pouco o que é esse jogo que tanto falo, e que quase ninguém ouviu falar.
O Handebol é um esporte coletivo, onde 7 atletas de cada equipe podem jogar simultaneamente em quadra. As posições são:
1- Goleiro ( É a posição que eu jogo )
2- Armador central ( É o cérebro do time, quem arma as jogadas )
3- Armadores laterais ( São os jogadores de definição, existem 2 laterais, o lateral esquerdo, e o lateral direito )
4- Pontas ( São os jogadores que jogam no fundo, geralmente tem muita habilidade, e como os laterais, tem o ponta direito, e o ponta esquerdo )
5- Pivô ( É o jogador que fica entre a defesa adversária, atrapalhando, fazendo jogadas, e criando espaços para as finalizações )
Na partida, existem dois tempos de 30 minutos.
O objetivo do jogo é fazer mais gols que o adversário, porém no Handebol a quantidade de gols, comparado ao futebol/futsal, é muito maior.
Existem varias e varias regras, mas vai ficar muito grande para eu postar aqui, então se você se interessou pelo esporte, procure saber um pouco mais. Garanto que é um esporte apaixonante.

Foto: Diogo Hubner #13
Bom galera, esse texto é de autoria do próprio 
@DiogoHubner
Ele postou no Blog dele dia 17/01/11
Espero que gostem, não só do texto, como do esporte.


Boa noite pessoal, tudo bem com vocês? Como todos os amantes do Handebol sabem, tá rolando o Campeonato Mundial de Handebol na Suécia, e a nossa seleção está lá batalhando por uma melhor colocação. O Brasil até agora fez três jogos e ainda não conseguiu nenhum resultado positivo. No sábado, a  seleça enfrentou os atuais vice campeões Olímpicos e apresentou um handebol melhor do que o da estréia, porém o adversário jogou com bastante seriedade e não deu chance para o nosso esquadrão vencer a partida. Hoje enfrentamos a escola Húngara que tem um Handebol de muita força e velocidade e voltamos a ser derrotados por um placar que na minha opinião não foi a realidade do jogo.
Tenho lido muitos comentários, críticas e até desabafos a respeito dos nossos atletas. Já estive presente em 4 mundiais (um mundial júnior em 2003, um de clubes em 2007 e dois de seleções em 2005 e 2009) e posso dizer que as coisas não são fáceis. É dificil enfrentar atletas que se dedicam exclusivamente ao esporte, que jogam em ligas com 3, 4 divisões, que tem um calendário adequado aos principais torneios mundiais, que sabem que quando pararem terão uma renda para se sustentar e sustentar suas famílias, e que são ídolos em seus países. Claro que a cultura é outra, e não estou aqui querendo comparar as coisas, mas será que se nós tivéssemos um campeonato com mais equipes competitivas o nível não melhoraria? Temos um problema de escassez de clubes em nosso País. Pra quem não sabe tem atleta que está lá na Suécia representando nosso país e nem tem clube para jogar na próxima temporada. A culpa é de quem? Dos atletas? Nós temos nossa parcela de culpa, mas qual será o tamanho dessa culpa?
Um exemplo, é a continuidade no trabalho da seleção. Desde de 1995 temos participado de todos os campeonatos mundias de handebol na categoria adulta masculina, e nesse período nada mais nada menos que 6 técnicos passaram pelo comando da nossa seleção (Celso Giacomini 1995, Alberto Rígolo 1997, 2003, Sérgio Hortelan 1999, 2001, Washington Nunes 2005, 2009, Jordi Ribera 2007 e Javier Cuesta 2011). É óbvio que cada comandante vai levar para a competição os atletas que eles julgam ser importantes e estarem no melhor de sua forma no momento da convocação, e é óbvio também que cada um pensa de uma forma, tem uma filosofia de trabalho e fatalmente os atletas não serão os mesmos. Ou seja, a continuidade já esbarra nesse fator. Quantos dos amantes do Handebol não sabem qual é a escalação da seleção Francesa de Handebol? E da Croata? O trabalho nesses países é feito a longo prazo. Dificilmente seus técnicos são trocados, e por isso o trabalho de continuidade é feito de maneira natural, é tudo questão de acreditar em uma filosofia de trabalho e ir até o fim. Outro exemplo que traduz extamente o que escrevi acima, é que do grupo que foi ao Mundial da Croácia em 2009 apenas um atleta (Felipe Borges) está no grupo que foi para a Suécia. Muito se diz que mundiaias pós Olimpíada são campeonatos de transição, onde atletas mais jovens são testados, mas para um país como o Brasil que tem que correr muito atrás dos resultados isso não deveria se aplicar. Seleções como França (campeã Olímpica), Croácia, Dinamarca e Espanha foram com sua força máxima para a Croácia, será que nós não poderíamos ter ido? Claro que tiveram lesões de alguns jogadores, mas será que todos que foram a Pequim estavam impossibilitados? No mundial da Croácia vencemos a equipe da Sérvia na fase de classificação. Será que se estivéssemos completos não teríamos tido mais resultados positivos? Acho que devemos refletir: Ou a base da seleção que esteve na Croácia deveria estar na Suécia ou a base da seleção que está na Suécia deveria ter estado na Croácia. 
Espero que tenham entendido um pouco do quis dizer aqui, e que vocês também tenham entendido que o problema é muito maior que simplesmente raça, dedicação e empenho dos atletas que estão lá. Conheço muito bem a grande maioria dos atletas e posso afirmar que RAÇA, DEDICAÇÃO E EMPENHO não faltam a eles!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta ae manolo