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sexta-feira, 23 de julho de 2010

Opala o clássico




Quem nunca ouviu falar do opala?Esse grande clássico brasileiro que marcou o inicio da produção de carros de passeio da chevrolet que até então só produzia camnhões e caminhonetes.Apesar de ter saído de linha em 1992 ainda é muito admirado.

Sua idéia nasceu em 1963 época como dito acima onde a chevrolet produzia apenas caminhões e caminhonetes,foi decidido que seria inspirado no opel Rekord.Em 1966 começou seu projeto,o 676,após duros testes e uma campanha publicitária cheia de mistérios,dois anos depois em 1968 foi apresentado o opala no VI Salão do Automóvel de São Paulo já com sua linha 1969.Oferecia dois tipos de motoração, o economico v4 2.5 ou o potente v6 3.8 e duas versões de acabamento,standard e de luxo,possuia 4 portas e tinha lugar para 6 pessoas um verdadeiro carrão
.

Vamos falar de sua história,após seu lançamento em 1969 foi bem recebido como um carro moderno se considerando sua época,ao longo do tempo foi recebendo retoques até que em 1971 foi lançada a versão "Super Sport" o opala SS como sugere o nome,ficou mais esportivo com faixas na pintura,rodas esportivas e o grande motor 4100 e um cambio de 4 marchas no assoalho.No mesmo ano foi lançada sua versão 2 portas um elegante coupe sem coluna e sua traseira fast back mantia o ar de esportividade do carro.


Entre 1973 e 1974 foram alterados alguns detalhes,em 73 foi mudada a grade dianteira e em 74 seus motores foram redimensionados sendo chamados agora de 151 4 cilindros e 250 6 cilindros.Nessa época ja era um sucesso.
Um ano depois em 1975 sofreu grandes mudanças na dianteira e na traseira mas com mais destaque foi lançada a sua versão perua a caravan,que oferecia um grande espaço interno que cabia de tudo, e o comodore que tinha um ar mais de "terno e gravata" em 78 a caravan recebeu a sua versão ss,os que a conheceram devem lembrar da propaganda,"leve tudo na esportiva".

Em 1980 recebeu uma modernização com farois retangulares e lanternas envolventes porém o ano marcou pelo lançamento de sua nova versão,o diplomata,agora cheio de luxos e sofisticações não perdia em nada para o ford landau.Em 81 na versão diplomata o painel de instrumentos e volante foram totalmente redesenhados e se tornou famosa entre colunaveis no inicio de 1983 quando o landau saiu de linha,em 1985 ficou ainda mais luxuosa se tornando favorita entre politicos e executivos.Nessa época suas otras versões não faziam feio,ouvia-se nas ruas "automovél é o opala".

Em 1988 mais uma plastica,ficou parecido com o monza também da familia chevrolet e deixou de ser produzido em sua versão 2 portas,o brasileiro passará preferir 4 portas.Já completava 20 anos e surpreendia pela idade sem deixar de ser moderno,"era veterano mas tinha espirito jovem".Em 91 sofreu mudança de alguns detalhes e na sua versão diplomata já recebia freio a disco nas 4 rodas e direção hidraulica eletronica.

Em 1993 foi produzida a milhonésima e ultima unidade deste famoso carro.
Esse carro histórico como pode se perceber foi muito famoso,foi utilizado como carro de policia e era um dos principais modelos que os taxistas usavam.Participava de provas de stock car e turismo onde concorria diretamente com o maverick.Até hoje bate recorde em provas de arrancada.



Esse carro foi a prova viva ou quase de que é possivel sim a industria automobilistica brasileira produzir bons carros esportivos e de luxo, até o grande designer tip foose modificou um em um salão de carros em SP,que ironia onde o opala foi apresentado pela primeira vez.S esse movimento do opala se mantivesse até hoje talvez tivessémos grandes esportivos brasileiros mas ao invés disso o capitalismo falou mais alto e foi dada maior preferencia a carros populares que vendem mais.

É isso ai galera,meu primeiro post sobre carros.Daqui a uns dias posto outro texto falando do omega,sucessor do grandão ai de cima,e outros assuntos sobre carros.



2 comentários:

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